segunda-feira, 30 de março de 2009

Reforma Ortográfica

O que você acha da reforma ortográfica da lingua portuguesa?






Nos ultimos dias a grande novidade a que estamos assistindo é a reforma ortográfica, que irá proporcionar mudanças significativas no nosso portugues. A padronização da ortografia irá favorecer a promoção da Língua Portuguesa no mundo. Isso, consequentemente, facilitará seu estudo e o seu uso por estrangeiros em qualquer um dos países que adotam a lingua portuguêsa. Traria, de certa forma, uma identidade linguística a esses países.

Acredito que esse grande fato tende a um crescimento da visibilidade do país no exterior, e claro, uma valorização da lingua portuguesa, que presumo que seja a lingua mais difícil do mundo. Porém, acho que essa mudança não é tão facil de se concretizar. claro que não deveremos mudar nossa escrita da noite para o dia. Está previsto um período de transição para que as pessoas se acostumem com a nova ortografia e as editoras possam atualizar suas publicações.

Alguns sites, como o Universia e o Folha Online, publicam informações relevantes sobre o atual quadro da reforma ortográfica e abrem espaço para o leitor manifestar sobre o assunto.
Veja a seguir, novas regras que farão parte reforma Ortográfica da nossa Lingua Portuguesa no site Connection World.




segunda-feira, 16 de março de 2009

Jovem jornalista com um futuro promissor !

Ele é jovem, batalhador e um futuro jornalista cheio de ambições. Cirdes Lopes, estudante em horário integral, atualmente esta cursando o 7ºperíodo de jornalismo na Faculdade Estacio de Sá em Belo Horizonte.

Cirdes é um jovem sonhador, apaixonado pela profissão, ou, futura profissão de jornalista e sempre apresentou características de um jornalista de fato; comunicativo, crítico, observador e bem informado.

Atualmente Cirdes Lopes esta se dedicando somente nos estudos "estudante em horário entegral" segundo o própio jornalista, e esta focado em seu projeto de monografia que terá como tema o Jornalismo Cívico. Cirdes acha que a imprensa de modo geral rotula as favelas de forma injusta. "Na midia impressa, geralmente as matérias que falam sobre comunidades carentes trazem como tema assassinato e tráfico de drogas. O que da a entender que todo morador do morro é usuário de drogas ou colabora com o tráfico de drogas. O Jornalista busca mostrar os valores escusos nestas comunidades e salientar qualidades e a cultura dos seus moradores.

O jovem futuro jornalista se mostra favorável a uma reformulação no jornalismo em geral, principalmente a forma de se abordar algum acontecimento. Cirdes Lopes tem uma preferencia pelo jornalismo investigativo e tem como um sonho atuar como um correspondente, abordadno conflitos políticos ou guerras. O jornalista cita como um exemplo de um projeto que preocupa com a socedade de classe mais baixa a Ong AIC, Associação Iagem Comunitária.

Alem do jornalismo, Cirdes tem como paixão o Teatro. A três anos o estudante de jornalismo faz parte de um grupo de teatro e sempre quando comenta desse trabalho o jovem se enche de satisfação. O futuro jornalista conta que o prazer em se fazer teatro tem a ver com a habilidade de se passar uma mensagem para as pessoas atraves de uma representação ou atem mesmo por gestos.