quinta-feira, 30 de abril de 2009
A febre do Orkut ultrapassa barreiras !!!
É namoro ou amizade? Em tempos de internet, a tradicional brincadeira que servia para as crianças descobrirem e revelarem suas preferências esta virando coisa de gente grande.
O Orkut se transformou em uma febre na internet, ferramenta que pertence a Google, é um site de relacionamentos que permite que o internauta através de um clique do mouse, visualizar uma rede de amigos e diversas comunidades sobre qualquer assunto.
Alem do lazer, o Orkut hoje se transformou em uma ferramenta "social networking", que tem despertado a atenção de investidores interessados em algo além azaração e novas amizades. A ferramenta é usada para divulgação de trabalhos e produtos, em prol de uma publicidade barata e muito eficiente. Esse é o caso do Estudante de publicidade Igor Moreira, de 24 anos que comercializa produtos eletrônicos e utiliza o Orkut para a divulgação de seus produtos e fotos. Igor fala que a idéia partiu de uma sugestão de um cliente seu, que se interessou por um dos seus produtos mais queria ver uma foto da mercadoria desejada.
Outra característica a ser destacada no Orkut é a possibilidade de se criar um universo paralelo, o chamado “Fack”. Os usuários criam personagens imaginários ou assumem o papel de personalidades famosas. Essa mistura de jogo da verdade com personagens servirá para que os velhos conhecidos se "achem" na rede e também para que novas amizades se estabeleçam, por meio de afinidades. Se dois usuários têm interesses em comum podem ser integrantes do mesmo grupo “comunidades”, (Se eu e você gostamos de Chaves, podemos participar de uma mesma comunidade).
segunda-feira, 13 de abril de 2009
TRABALHO INFORMAL, profissão ou opção de vida?
O trabalho informal é o tipo de trabalho desvinculado a qualquer empresa, ou seja, é o trabalho indireto onde não há vínculo empregatício por meio de documentação legalizada. Esse tipo de trabalho teve grande crescimento considerável na década de 90 quando a competitividade fez com que as empresas optassem por mão-de-obra qualificada e também por causa da crise econômica. As empresas tiveram que diminuir seu quadro de funcionários e baixar o valor de suas mercadorias.
Todo esse contexto contribui para o aumento do trabalho informal, como uma forma de ganhar a vida. Esse é o caso de Bárbara Marcedo, uma jovem de 22 anos de idade que saiu da casa dos seus pais e passou a depender apenas dos seus esforços para sobreviver. Bárbara conta que no início foi muito difícil manter as despesas em dia e viu no trabalho informal uma boa opção para a resolução dos seus problemas. A jovem ressalta que o dinheiro que ganha fazendo artesanato contribuiu muito para as suas despesas diárias e que graças a ele, consegue pagar suas contas.
Bárbara acredita que o crescimento do trabalho informal se deve com o aumento do desemprego e acha que esse novo método de trabalho tende a crescer cada vez mais. A artesã acha que para se obter sucesso no trabalho informal, principalmente no artesanato, deve-se ter muita força de vontade e criatividade. A jovem confessa que somente o trabalho informal não é suficiente para ter uma vida sem necessidades, mas que sem ele, com certesa não consiguiria pagar suas contas em dia.