segunda-feira, 13 de abril de 2009

TRABALHO INFORMAL, profissão ou opção de vida?

O trabalho informal é o tipo de trabalho desvinculado a qualquer empresa, ou seja, é o trabalho indireto onde não há vínculo empregatício por meio de documentação legalizada. Esse tipo de trabalho teve grande crescimento considerável na década de 90 quando a competitividade fez com que as empresas optassem por mão-de-obra qualificada e também por causa da crise econômica. As empresas tiveram que diminuir seu quadro de funcionários e baixar o valor de suas mercadorias.

Todo esse contexto contribui para o aumento do trabalho informal, como uma forma de ganhar a vida. Esse é o caso de Bárbara Marcedo, uma jovem de 22 anos de idade que saiu da casa dos seus pais e passou a depender apenas dos seus esforços para sobreviver. Bárbara conta que no início foi muito difícil manter as despesas em dia e viu no trabalho informal uma boa opção para a resolução dos seus problemas. A jovem ressalta que o dinheiro que ganha fazendo artesanato contribuiu muito para as suas despesas diárias e que graças a ele, consegue pagar suas contas.


Bárbara acredita que o crescimento do trabalho informal se deve com o aumento do desemprego e acha que esse novo método de trabalho tende a crescer cada vez mais. A artesã acha que para se obter sucesso no trabalho informal, principalmente no artesanato, deve-se ter muita força de vontade e criatividade. A jovem confessa que somente o trabalho informal não é suficiente para ter uma vida sem necessidades, mas que sem ele, com certesa não consiguiria pagar suas contas em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário