quarta-feira, 23 de setembro de 2009

EM MEIO A CRISE, A CAÇA AO TESOURO TRAS NOVIDADES

A GME4 descobriu uma nova fronteira mineral no o município de Guanhães, no Vale do Rio Doce. A nova fronteira mineral tem reservas estimadas em 400 milhões de toneladas em uma única mina. O projeto de Guanhães está focado em 17 de um total de 157 áreas distribuídas em 30,5 mil hectares.
A idéia é explorar minério no município e planeja construir um mineroduto ligando a cidade a um porto que será instalado no Espírito Santo. O geólogo João Carlos Cavalcanti, que é sócio da GME4, acredita que o novo projeto poderá gerar de 20 mil a 40 mil empregos na região. Cavalcanti revela que a idéia é vender 80% das reservas para sócios investidores, mantendo participação de 20%.
Para o analista de investimentos em mineração da corretora SLW, Pedro Galdi, o aparecimento de novos ativos minerários vem “aguçando o apetite de muita gente”. De acordo com ele, esse movimento reflete uma situação especial da economia.
Em julho de 2008, foi descoberta, no município de Rio Pardo de Minas, de 28,2 mil habitantes, no Norte de Minas, uma jazida de minério de ferro com reserva estimada em 10 bilhões de toneladas. As reservas da área são equivalentes às do quadrilátero ferrífero mineiro, que abrange a região metropolitana e municípios do Vale do Aço como João Monlevade e Itabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário