quarta-feira, 23 de setembro de 2009
EM MEIO A CRISE, A CAÇA AO TESOURO TRAS NOVIDADES
A idéia é explorar minério no município e planeja construir um mineroduto ligando a cidade a um porto que será instalado no Espírito Santo. O geólogo João Carlos Cavalcanti, que é sócio da GME4, acredita que o novo projeto poderá gerar de 20 mil a 40 mil empregos na região. Cavalcanti revela que a idéia é vender 80% das reservas para sócios investidores, mantendo participação de 20%.
Para o analista de investimentos em mineração da corretora SLW, Pedro Galdi, o aparecimento de novos ativos minerários vem “aguçando o apetite de muita gente”. De acordo com ele, esse movimento reflete uma situação especial da economia.
Em julho de 2008, foi descoberta, no município de Rio Pardo de Minas, de 28,2 mil habitantes, no Norte de Minas, uma jazida de minério de ferro com reserva estimada em 10 bilhões de toneladas. As reservas da área são equivalentes às do quadrilátero ferrífero mineiro, que abrange a região metropolitana e municípios do Vale do Aço como João Monlevade e Itabira.
CAÇA AOS INADIMPLENTES
Inicialmente o desligamento ocorrerá no fim do ano para escolas ou instituições que adotam o regime anual ou no final do semestre para instituições que possuem o regime semestral. Para o deputado Átila Lira (PSB-PI), a mudança vai oferecer garantias para as instituições de ensino.
Apesar da aprovação do projeto não ter sido concedida pelo senado, pais e alunos se mostram preocupados com a atual situação dos estudantes. A principal preocupação é a dificuldade de quitar as mensalidades que têm um alto valor e consideram que o governo deveria ter uma participação de apoio ao incentivo dos estudos.
O presidente da Abmes, Gabriel Mário Rodrigues e o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep), Ulysses Panisset, compartilham da idéia que o projeto irá auxiliar as instituições a reduzir o número de alunos inadimplentes e acredita que a aprovação da nova lei, as instituições terão mais custos para o seu desenvolvimento.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
BURBURINHO NO SENADO

O estudante de jornalismo Diogo Ramos, se diz indignado com a atual situação política do Brasil e crê que a população deve reivindicar contra os escândalos no Senado. O futuro jornalista acredita que o Senado é conivente com os crimes cometidos pelos seus integrantes e isso implica na confiabilidade da população quanto a essa instituição. "O povo brasileiro deveria ter mais voz ativa diante a esse contexto atual da política brasileira", ressalta o estudante.
Já o estudante de publicidade Igor Moreira, acredita que o Senado e a Câmara dos Deputados devem passar por uma reformulação completa. O publicitário acredita que o Ministério Público e o Tribunal de Contas devem ampliar suas investigações a fim de fazer justiça e coibir políticos e autoridades que pensam somente no seu bem estar.
Ps

Diante essa situação fica a pegunta e o desenrolar desse caso vai terminar em pizza como vários outros?
segunda-feira, 15 de junho de 2009
IV Mostra de Cinema foi marcada pela inovação


terça-feira, 9 de junho de 2009
4º Mostra de Cinema Comentado confirma o sucesso dos anos anteriores!!!
O ultimo evento realizado na faculdade teve trabalhos produzidos pelos próprios alunos que foram apresentados no auditório JK, e projetos de diretores conceituados. Os curtas apresentados foi um sucesso e o resultado desse trabalho foi um auditório lotado e muitos aplausos ao final da apresentação. A 3ºMostra de cinema ocorreu no ano de 2007 e teve projetos interessantes como o curta “As vozes do morro” do diretor Bruno Monteiro Gregori, Rubens Soares e Wallison Silva Gonçalves. O curta conta a historia do envolvimento de jovens com o tráfico de drogas no Aglomerado das Pedras. Outro trabalho interessante foi o longa Cama de Gato, produzido por Alexandre Stockler conta a história de três amigos de classe média alta de São Paulo que em uma noite de horrores, a diversão confunde-se com a violência e a afirmação social, com a tragédia.
Já a 4º Mostra de cinema chega nesse ano de 2009 com muitas novidades. Os convidados dessa temporada têm a responsabilidade de escolher os filmes que irão comentar, e com isso, a diversidade de temas e gêneros cinematográficos fica eminente no evento desse ano. O professor Marcelo Lacarreta ressaltou que o objetivo do projeto esse ano é fazer algo diferente, que as discussões não caiam em uma questão intelectual usando os filmes como um gancho para um assunto. “Dessa vez os caras vão falar de cinema, não de questões que envolvem o mesmo assunto de um filme” diz Lacarreta.
O evento será realizado do dia 08 ao dia 10 de junho no auditório JK da faculdade Estácio de Sá, Campus Prado em Belo Horizonte.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
THE DOORS...

Quem é fan de rock dos anos 60,70 e 80 com certeza já ouviu falar muito. A banda se formou no ano de 1965 e tinha suas canções compostas por Jim Morrison, vocalista da banda. As musicas tratavam de temas estranhos á música pop, voltadas para batida de jazz da bateria de John Densmore, na guitarra cristalina de Robbie Krieger que misturava influências jazz e flamengo, e nas improvisações de teclados de Ray Manzerek, que tinha tudo para permanecer eternamente no underground musical de Los Angeles, onde os Doors tocaram durante seus primeiros anos de atividades.
Seus primeiros fãs eram caracterizados por hippies, drogados, místicos, artistas e malucos de todo o tipo que habitavam os bares de Los Angeles. Em 1967 foi lançado o seu primeiro disco, que foi produzido em apenas seis dias e tinha como principais trabalhos as canções Break On Through, End Of Nigth e Light My Fire. A historia da banda foi marcada por acontecimentos conturbados, principalmente desentendimentos entre Morrison com policiais. Aliás, nos shows que ele se apresentava, Morrison sempre estava embriagado, fato escondido pela imprensa inutilmente, pois ele publicamente fazia apologia do álcool dizendo ser, em suas próprias palavras,” um hábito integrado á cultura americana”. Garrafas de whisky imigravam dos camarins e acabavam esvaziadas no palco, nos intervalos das músicas. O uso do álcool foi constante na vida de Morrison.
A carreira de sucesso foi marcada no ano de 1971, quando Morrison e sua companheira de longa data Pamela Curson, estavam viajando pela França. No dia 3 de julho de 1971, o vocalista foi encontrado morto em uma banheira de hotel em Paris, vítima de um ataque cardíaco.

quinta-feira, 14 de maio de 2009
GRIPE SUÍNA AVANÇA EM PASSOS LARGOS

O fato mais comentado nas ultimas semanas é a epidemia da gripe suína, que teve a sua origem no México e vem disseminando em vários países. Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nas ultimas informações dadas por profissionais da saúde.
O estudante de publicidade Igor Camilo Moreira de 24 anos diz que as autoridades devem ter muita atenção para que a epidemia não se alastre pelo Brasil. Alguns jornais e revistas já divulgaram alguns casos da doença no Brasil, apesar do ministro da saúde Jose Gomes Temporão afirmar que a os casos divulgados já estão sob controle e que o país não corre riscos com a gripe suína.
Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
A febre do Orkut ultrapassa barreiras !!!

É namoro ou amizade? Em tempos de internet, a tradicional brincadeira que servia para as crianças descobrirem e revelarem suas preferências esta virando coisa de gente grande.
O Orkut se transformou em uma febre na internet, ferramenta que pertence a Google, é um site de relacionamentos que permite que o internauta através de um clique do mouse, visualizar uma rede de amigos e diversas comunidades sobre qualquer assunto.
Alem do lazer, o Orkut hoje se transformou em uma ferramenta "social networking", que tem despertado a atenção de investidores interessados em algo além azaração e novas amizades. A ferramenta é usada para divulgação de trabalhos e produtos, em prol de uma publicidade barata e muito eficiente. Esse é o caso do Estudante de publicidade Igor Moreira, de 24 anos que comercializa produtos eletrônicos e utiliza o Orkut para a divulgação de seus produtos e fotos. Igor fala que a idéia partiu de uma sugestão de um cliente seu, que se interessou por um dos seus produtos mais queria ver uma foto da mercadoria desejada.
Outra característica a ser destacada no Orkut é a possibilidade de se criar um universo paralelo, o chamado “Fack”. Os usuários criam personagens imaginários ou assumem o papel de personalidades famosas. Essa mistura de jogo da verdade com personagens servirá para que os velhos conhecidos se "achem" na rede e também para que novas amizades se estabeleçam, por meio de afinidades. Se dois usuários têm interesses em comum podem ser integrantes do mesmo grupo “comunidades”, (Se eu e você gostamos de Chaves, podemos participar de uma mesma comunidade).
segunda-feira, 13 de abril de 2009
TRABALHO INFORMAL, profissão ou opção de vida?
O trabalho informal é o tipo de trabalho desvinculado a qualquer empresa, ou seja, é o trabalho indireto onde não há vínculo empregatício por meio de documentação legalizada. Esse tipo de trabalho teve grande crescimento considerável na década de 90 quando a competitividade fez com que as empresas optassem por mão-de-obra qualificada e também por causa da crise econômica. As empresas tiveram que diminuir seu quadro de funcionários e baixar o valor de suas mercadorias.
Todo esse contexto contribui para o aumento do trabalho informal, como uma forma de ganhar a vida. Esse é o caso de Bárbara Marcedo, uma jovem de 22 anos de idade que saiu da casa dos seus pais e passou a depender apenas dos seus esforços para sobreviver. Bárbara conta que no início foi muito difícil manter as despesas em dia e viu no trabalho informal uma boa opção para a resolução dos seus problemas. A jovem ressalta que o dinheiro que ganha fazendo artesanato contribuiu muito para as suas despesas diárias e que graças a ele, consegue pagar suas contas.
Bárbara acredita que o crescimento do trabalho informal se deve com o aumento do desemprego e acha que esse novo método de trabalho tende a crescer cada vez mais. A artesã acha que para se obter sucesso no trabalho informal, principalmente no artesanato, deve-se ter muita força de vontade e criatividade. A jovem confessa que somente o trabalho informal não é suficiente para ter uma vida sem necessidades, mas que sem ele, com certesa não consiguiria pagar suas contas em dia.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Reforma Ortográfica

Nos ultimos dias a grande novidade a que estamos assistindo é a reforma ortográfica, que irá proporcionar mudanças significativas no nosso portugues. A padronização da ortografia irá favorecer a promoção da Língua Portuguesa no mundo. Isso, consequentemente, facilitará seu estudo e o seu uso por estrangeiros em qualquer um dos países que adotam a lingua portuguêsa. Traria, de certa forma, uma identidade linguística a esses países.
Acredito que esse grande fato tende a um crescimento da visibilidade do país no exterior, e claro, uma valorização da lingua portuguesa, que presumo que seja a lingua mais difícil do mundo. Porém, acho que essa mudança não é tão facil de se concretizar. claro que não deveremos mudar nossa escrita da noite para o dia. Está previsto um período de transição para que as pessoas se acostumem com a nova ortografia e as editoras possam atualizar suas publicações.
Alguns sites, como o Universia e o Folha Online, publicam informações relevantes sobre o atual quadro da reforma ortográfica e abrem espaço para o leitor manifestar sobre o assunto.
Veja a seguir, novas regras que farão parte reforma Ortográfica da nossa Lingua Portuguesa no site Connection World.

segunda-feira, 16 de março de 2009
Jovem jornalista com um futuro promissor !
Cirdes é um jovem sonhador, apaixonado pela profissão, ou, futura profissão de jornalista e sempre apresentou características de um jornalista de fato; comunicativo, crítico, observador e bem informado.
Atualmente Cirdes Lopes esta se dedicando somente nos estudos "estudante em horário entegral" segundo o própio jornalista, e esta focado em seu projeto de monografia que terá como tema o Jornalismo Cívico. Cirdes acha que a imprensa de modo geral rotula as favelas de forma injusta. "Na midia impressa, geralmente as matérias que falam sobre comunidades carentes trazem como tema assassinato e tráfico de drogas. O que da a entender que todo morador do morro é usuário de drogas ou colabora com o tráfico de drogas. O Jornalista busca mostrar os valores escusos nestas comunidades e salientar qualidades e a cultura dos seus moradores.
O jovem futuro jornalista se mostra favorável a uma reformulação no jornalismo em geral, principalmente a forma de se abordar algum acontecimento. Cirdes Lopes tem uma preferencia pelo jornalismo investigativo e tem como um sonho atuar como um correspondente, abordadno conflitos políticos ou guerras. O jornalista cita como um exemplo de um projeto que preocupa com a socedade de classe mais baixa a Ong AIC, Associação Iagem Comunitária.
Alem do jornalismo, Cirdes tem como paixão o Teatro. A três anos o estudante de jornalismo faz parte de um grupo de teatro e sempre quando comenta desse trabalho o jovem se enche de satisfação. O futuro jornalista conta que o prazer em se fazer teatro tem a ver com a habilidade de se passar uma mensagem para as pessoas atraves de uma representação ou atem mesmo por gestos.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
A barriga é de quem?
Quem acompanhou o noticiário dos últimos dias, certamente ouviu falar do caso da brasileira Paula Oliveira, que teria sido agredida por skinheads, aos arredores de Zurique na Suiça. A pernambucana teria alegado que apos o ataque teria sofrido um aborto.
A noticia ganhou ênfase nos jornais brasileiros e despertou inclusive a atenção do Itamaty, que manifestou apoio a pernambucana. O caso ganhou um capítulo a mais através de uma noticia publicada em um jornal Suíço, Weltwoche, que a brasileira teria confessado as autoridades de Zurique que o ataque não passou de uma farsa.
O caso da pernambucana Paula foi abordado por todos esses dias em todos os telejornais, porem fica um observação quando a negligencia dos veículos de comunicação que muitas vezes publicam as matérias mas não tem uma apuração bem feita, para saber a veracidade da noticia.